quinta-feira, junho 25, 2009

Tudo muda, o tempo todo, no mundo.

Incrível, que como a cada momento, cada milionésimo de segundo, cada vez que o ar entra ou sai de nossos pulmões, estamos diferentes. Mudados. Uma mudança pequena, ou grande, ou tanto faz... mas certamente nos tornamos diferentes, mais experientes.
O incrível, é o pensamento que muda totalmente a cada música que passa na rádio, a cada nova ideia que surge na mente, a cada vez que piscamos os olhos.
Os amigos mudam, e mudamos com eles. Os amigos trocam. Trocam roupas, olhares, trocam de amigos. Somos trocados e trocamos tão despercebidamente, que não há tempo para ressentir, tempo para sequer pedir desculpas ou dizer um adeus. A cada amigo que se vai, encostamos uma porta de nossas vidas. E a cada um que chega, abrimos nossas janelas pra que a luz possa entrar mais uma vez.
A mudança, ou renovação, é tão constante em nossas vidas, que não são mais percebidas com freqüência. É claro, que como sempre, haverão os que querem continuar inertes a todo tipo de renovação, mas que mesmo continuando inertes, tornam-se involuntariamente diferentes do resto.
Mudamos nossas roupas, nosso vocabulário, nossos hábitos, nossos gostos. Os amores mudam, as cores mudam, o céu muda. Mudam também as estações, os dias do ano, as fases da vida. Mudamos conosco as épocas, as modas... mudamos a música! Mudamos nossos conceitos, a ciência, o conhecimento. Podemos a qualquer dia mudar o que quisermos, a hora que quisermos. E também, tornarmos a nós mesmos, seres capazes de gerar a mudança boa. Mas podemos mudar qualquer coisa, ao não ser o nosso coração.
A tristeza vem, o amor vem, a alegria, e todas as emoções vem. Se encontram e se instalam aqui dentro. Ora uma governa, ora a outra. Mas elas não mudam, elas simplesmente passam. Nossas dúvidas essenciais nunca serão solucionadas, nossas respostas existenciais nunca chegarão. Não vai haver uma placa dizendo para virar à esquerda se quiser encontrar o céu, e nem um alarme soando quando sua hora chegar. Não há certeza. Só existe uma vida, e milhares chances de mudar. E se há alguma coisa imutável é você com suas escolhas. Essas serão eternas, mesmo que não durem para sempre. E sua vida é curta de mais pra não arriscar.

3 comentários:

Anônimo disse...

Lindo texto Ana! A vida é realmente dinâmica, muda o tempo todo e cabe a nós acompanhá-la ou não. não podemos mudar os sentimentos, mas podemos mudar a nossa forma de lidar com eles e assim evitar tristezas e sofrimentos prolongados. Sinto que nossas questões existenciais, assim como você falou, realmente jamais serão respondidas, mas podemos mudar sempre nossos conceitos para aproveitar a vida da melhor maneira.
Está em nossas mãos a mudança para um mundo com mais amor. :)

Um grande beijo para você!!

Doki☺Heytor disse...

:O
eu realmente estava com a ideia de postar sobre as fases da minha vida
gostei muito do seu post *-*
eh triste pensar que muita gente se foi, ou se perdeu (ou nos fomos, nos perdemos) e tivemos a chance de se despedir...tudo oq ue resta são lembranças... a ainda ofuscada as vezes...

Anônimo disse...

Ana, tem um selo para você lá no Introspectiva.

Grande beijo!!